My NYT

O The New York Times  anunciou recentemente que está a desenvolver uma API. Trata-se de uma aplicação que permite a um cibernauta com alguns conhecimentos de programação integrar no seu próprio site, de forma personalizada, serviços e informações produzidas por terceiros.

Este tipo de aplicações está a permitir o surgimento de sites muito interessantes na medida em que acrescentam valor à informação disponibilizada. Vejam-se estes dois exemplos:

  • Weather Bonk – este site mostra informações sobre trânsito e a previsão meteorológica sobre mapas Google
  • Grandes incêndios na Cafifórnia em 2007 – O LA Times configurou um mapa em permanente actualização a partir dos feeds dos departamentos de bombeiros e da participação dos próprios leitores.

Por estes dias é precisamente o Google que disponibiliza a mais popular de todas as API’s: o Google Maps. Mas o projecto do NYT tem tudo para entrar no top-10.

Para já, ninguém sabe que nível de personalização permitirá esta API. No entanto, a ideia de poder desconstruir os conteúdos do NYT conferindo-lhe, de alguma forma, valor acrescentado, parece-me ser motivo mais do suficiente para seguir de perto estes projectos.

Já sabemos que a Web contemplativa deu lugar a uma Web onde o utilizador assume um papel cada vez mais activo. Ora, no futuro, os utilizadores não só deverão continuar a gerar conteúdo, mas também a moldar os conteúdos produzidos por terceiros. Estaremos a caminhar para a personalização absoluta?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: